Os participantes do evento foram eleitos durante as conferências municipais e regionais que ocorreram em setembro e outubro do ano passado. A conferência proporciona aos delegados a oportunidade de debater questões essenciais relacionadas às pessoas com deficiência, além de discutir temas relevantes no contexto social, político, econômico e cultural de Alagoas.
A titular da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Arabella Mendonça, destacou a importância do evento como um exercício democrático e um meio de fortalecer a relação entre a população e o poder público. Mendonça ressaltou que a conferência tem um caráter deliberativo, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas e fortalecendo os conselhos municipais e estadual.
As deliberações e propostas surgidas durante a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência serão encaminhadas para a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em julho, em Brasília, após sete anos sem ocorrer.
O evento conta com a presença de representantes de entidades e cidadãos de todo o estado, demonstrando o engajamento da sociedade civil e do governo na busca por uma sociedade mais inclusiva e igualitária para pessoas com deficiência.