ALAGOAS – Estudos de casos promovidos pela Comissão de Residência Multiprofissional do HGE abordam patologias frequentes na unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.

No último sábado, 22 de abril de 2024, a Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promoveu uma série de estudos de casos voltados para profissionais da saúde. O objetivo dessas apresentações é abordar temas relevantes para o bom desempenho dos profissionais na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Até o momento, foram debatidas as temáticas de Choque Séptico e Morte Súbita Abortada, com a promessa de que outras abordagens serão lançadas em breve.

A presidente da Comissão, a nutricionista Cássia Melo, explicou que a iniciativa visa contribuir para melhorias assistenciais nos serviços prestados pelo HGE, mostrando os trabalhos desenvolvidos por residentes que utilizam as instalações da instituição como campo de prática. Além disso, a integração entre estudantes e servidores é fundamental para quebrar barreiras e facilitar o aperfeiçoamento da prática profissional.

Os casos foram apresentados pelas acadêmicas Cleisla Siqueira e Renally Chrystina, da Residência de Emergência da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Para elas, a união entre teoria e prática é essencial para desenvolver novas observações e condutas mais eficazes, resultando em uma melhor assistência aos pacientes.

Durante o evento, os participantes puderam aprender mais sobre o choque séptico, uma infecção generalizada que pode levar à falência de órgãos, e a morte súbita abortada, caracterizada pela parada cardiorrespiratória inesperada. A importância de agir rapidamente nessas situações foi enfatizada, mostrando como os profissionais de saúde devem estar preparados para lidar com emergências desse tipo.

A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelos estudos de casos promovidos pela Comissão de Residência Multiprofissional do HGE é fundamental para a formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde que atuam na área de Urgência e Emergência. Espera-se que iniciativas como essa continuem a contribuir para a melhoria do atendimento prestado aos pacientes e para o aprimoramento constante da prática profissional.

Botão Voltar ao topo