ALAGOAS – Segurança Pública inicia IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa com cadetes da Polícia Militar em Alagoas

Na manhã da última segunda-feira (22), a Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início ao IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa, em parceria com a Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). O objetivo da capacitação é preparar os 52 cadetes da Polícia Militar que estão no Curso de Formação de Oficiais (CFO) para lidar com crises que envolvam múltiplos ataques coordenados.

Durante a semana, os cadetes receberão instruções sobre diversas ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas em situações de alta complexidade e intensidade. A partir de simulações envolvendo equipes da Diretoria de Inteligência da PM-AL, do BOPE, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, da Polícia Científica de Alagoas e da Polícia Penal, os futuros oficiais terão a oportunidade de aprender e praticar habilidades necessárias para lidar com diferentes ocorrências.

A aula inaugural do estágio contou com a participação do tenente-coronel Vinícius de Souza, comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Mato Grosso do Sul, que compartilhou sua experiência em operações de combate. Além disso, o capitão Paulo Augusto Aguilar, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, repassará conhecimentos sobre a técnica Mactac, que se refere à capacidade de resposta contraterrorista frente a múltiplos ataques.

A coordenadora do estágio, tenente-coronel Josiene Lima, enfatizou a importância das instruções para a formação dos futuros oficiais, proporcionando-lhes contato com temáticas inovadoras do Plano de Defesa. A programação inclui também simulações de gerenciamento de incidentes críticos e estabelecimento de um sistema de comando e controle, a fim de preparar os cadetes para situações reais.

A solenidade de abertura do estágio contou com a presença do subcomandante-geral da PM-AL, coronel Neyvaldo Amorim, que destacou a importância da qualificação contínua para a tropa. O evento também teve a participação do diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel Marcos Sampaio, do comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier, e do chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo.

Ao longo da semana, os cadetes da Polícia Militar terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, visando uma atuação mais preparada e eficiente no combate a crises e situações de alta complexidade. O Estágio Técnico para o Plano de Defesa se estenderá até a próxima sexta-feira, proporcionando uma formação sólida e atualizada aos futuros oficiais da Polícia Militar.

Botão Voltar ao topo