BRASIL – Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Penal Nacional na penitenciária de Mossoró por mais 60 dias para reforçar segurança

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, por mais 60 dias. A medida, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, visa o treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa do presídio até o dia 21 de junho de 2024.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, os treinamentos serão conduzidos na própria penitenciária e sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número de profissionais disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pelos envolvidos na operação.

A prorrogação se deu após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró em fevereiro. Após intensas buscas, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram recapturados em Marabá, no Pará, a cerca de 1,6 mil quilômetros do presídio de segurança máxima.

A Força Penal Nacional, criada em 2023, tem como objetivo oferecer uma resposta eficaz a crises no sistema prisional, como rebeliões e confrontos entre facções criminosas, através da cooperação entre União e estados. Com essa prorrogação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública busca garantir a segurança e a ordem na Penitenciária Federal de Mossoró.

A continuidade da atuação da Força Penal Nacional ressalta a importância de medidas preventivas e de preparação para garantir a segurança no sistema prisional, mostrando o compromisso do governo em enfrentar desafios relacionados à segurança pública de forma eficaz e coordenada entre os entes federativos.

Botão Voltar ao topo