BRASIL – Novas medidas de segurança reforçam proteção durante o Concurso Público Unificado, previsto para 5 de maio: detector de metal e coleta de digitais.

No próximo dia 5 de maio, está previsto o Concurso Público Unificado, também conhecido como o Enem dos concursos. Para reforçar a segurança durante a aplicação das provas, serão adotadas medidas que visam inibir possíveis fraudes e garantir a lisura do processo seletivo.

Uma das principais mudanças é a proibição da saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito. Além disso, será realizada a coleta de digitais e um exame grafológico antes da aplicação do exame. Essas medidas têm como objetivo assegurar que o próprio cartão de respostas contenha a identificação do candidato, incluindo uma frase copiada pelo concorrente com a sua própria letra e a sua digital.

Além disso, detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova. Os celulares dos candidatos serão desligados e lacrados durante o exame. Uma força-tarefa composta por órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícias Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e Secretarias de Segurança Pública Estaduais atuará para garantir a segurança do processo.

O processo seletivo contará com provas objetivas de conhecimentos gerais pela manhã, com abertura dos portões às 7h30. No período da tarde, os portões serão abertos às 13h para as provas de conhecimentos específicos. Após o encerramento dos dois períodos de exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão.

Segundo o coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal, o objetivo principal dessas medidas é evitar fraudes no processo seletivo, especialmente por meio do uso de pontos eletrônicos, que têm sido utilizados por organizações criminosas que atuam em processos seletivos. Toda essa estrutura de segurança visa garantir a transparência e a legitimidade do Concurso Público Unificado.

Botão Voltar ao topo