ALAGOAS – Escolas tem até 1º de maio para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes: saiba mais!

Escolas têm até 1º de maio para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

As escolas públicas e particulares de todo o Brasil estão com um prazo apertado para se inscreverem na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O prazo final para inscrições é até 1º de maio e o procedimento deve ser realizado pela plataforma app.oba.org.br.

Podem participar das duas competições alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Para as unidades de ensino que já participaram da OBA e da MOBFOG em edições anteriores, o professor responsável só precisa cadastrar os alunos que participarão das provas ou dos lançamentos de foguetes. Porém, para as escolas que estão participando pela primeira vez, é necessário inscrever tanto a escola quanto os alunos.

As provas da OBA serão presenciais e estão agendadas para o dia 17 de maio, que também é o prazo limite para os lançamentos de foguetes da MOBFOG. Em 2023, mais de 42 mil estudantes de 298 escolas alagoanas participaram destas duas competições, com destaque para as escolas estaduais que conquistaram 152 medalhas, sendo 80 ouros, 38 pratas e 34 bronzes.

Dentre as escolas premiadas em 2023 estão a Escola Estadual Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, que se destacou com 79 medalhas, sendo 53 ouros, 14 pratas e 12 bronzes. Além disso, a instituição foi convidada para a 44ª Jornada Brasileira de Foguetes, onde conquistou o 4º lugar a nível nacional. Este resultado foi fruto do intenso trabalho realizado pela escola para preparar os estudantes para competições de conhecimento, como a OBA e a MOBFOG.

O gestor da escola, Rafael Vieira, comemorou os resultados alcançados em 2023 e afirmou que continuarão focados para conquistar novos prêmios nas competições científicas. O Projeto Chiquinho Olímpico, que incentiva a participação dos estudantes em diversas olimpíadas, tem sido fundamental para o sucesso da escola nas competições de conhecimento.

Botão Voltar ao topo