BRASIL – Rio de Janeiro registra menor índice de letalidade violenta em 34 anos, com queda de 31% no primeiro trimestre de 2024.

O estado do Rio de Janeiro comemora os resultados do primeiro trimestre do ano, que registrou uma queda significativa no número de crimes contra a vida. A letalidade violenta atingiu o menor percentual em 34 anos, com uma redução de 31% nos três primeiros meses do ano e de 25% no acumulado de março em comparação com o mesmo período de 2023.

Os homicídios dolosos, que representam mortes com intenção de matar, também apresentaram uma redução de 16% nos primeiros meses de 2024, alcançando o menor patamar desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O reforço no efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas federais de acesso ao Rio e no Arco Metropolitano contribuiu para a queda nos roubos de cargas, que alcançaram reduções históricas de 54% em março e 47% no trimestre, os índices mais baixos desde 1999.

As mortes por intervenção de agentes do Estado também registraram uma redução significativa de 53% de janeiro a março, com 152 vítimas a menos em comparação com o ano anterior. Esses números refletem o trabalho das forças policiais no estado do Rio, segundo o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Além disso, a produtividade policial das forças de segurança estaduais está em alta, com o registro de cerca de 4 mil veículos recuperados, 10.609 prisões em flagrante e 1.592 armas de fogo apreendidas no primeiro trimestre do ano.

A cultura de uso de dados tem sido fundamental para o planejamento, avaliação e monitoramento das regiões do estado, contribuindo para as reduções históricas nos índices de criminalidade. A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, ressalta a importância desses dados para o combate à violência.

No total, foram registrados 766 homicídios dolosos, 587 casos de roubo de carga e 5.801 apreensões de drogas no primeiro trimestre. As prisões em flagrante aumentaram 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números apresentados pelo ISP refletem um cenário positivo na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, com uma redução significativa nos índices de criminalidade e um aumento na eficácia das operações policiais.

Botão Voltar ao topo