A iniciativa foi inspirada na série Sob Pressão, que estreou sua quinta temporada na última terça-feira (23) na Rede Globo. Ambientada em um pronto socorro, a trama retrata a rotina de médicos e enfermeiros que enfrentam desafios e salvam vidas diariamente.
Em Maceió, a campanha aconteceu nas unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). Já em Arapiraca, a ação voluntária foi realizada na unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa.
Para ser um doador de sangue, é necessário estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é preciso portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos.
O Hemoal ressaltou que pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Mulheres grávidas ou amamentando também estão impedidas de participar da doação, assim como pessoas que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing nos últimos 12 meses.
A série “Sob Pressão” tem feito grande sucesso de audiência, com uma indicação ao Emmy em 2018. O enredo aborda a saúde mental dos médicos e como os problemas dos pacientes afetam suas vidas pessoais, destacando a importância do trabalho desses profissionais na área da saúde.