BRASIL – “Escolas de Samba do Rio de Janeiro apostam em temas de negritude para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí”

Das nove escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca que já divulgaram o enredo de 2025, sete têm como tema a negritude e personalidades negras. Isso representa mais da metade das 12 escolas, sendo que três ainda não anunciaram seus enredos. A Estação Primeira de Mangueira foi a mais recente a divulgar seu enredo, intitulado “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”.

O enredo da Mangueira aborda a presença negra na região central do Rio de Janeiro, desde os tempos da influência bantu até a realidade atual, destacando a importância de valorizar a cultura e as experiências da população negra. O carnavalesco Sidnei França explicou que a escola busca resgatar personagens inspiradores silenciados pelo tempo.

Outras escolas como Salgueiro, Viradouro, Portela, Tuiuti e Tijuca também anunciaram enredos ligados à afrodescendência. O Salgueiro explorará a proteção espiritual no enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, enquanto a Viradouro contará a história de Malunguinho, líder de um quilombo em Pernambuco. Já a Tuiuti homenageará Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil.

A predominância de temas ligados à negritude no carnaval carioca é celebrada pelo professor Ivanir dos Santos, que destaca a importância de contar histórias de resistência cultural, social e espiritual. Com a visibilidade internacional do carnaval do Rio de Janeiro, os enredos afrodescendentes ganham relevância em um momento em que Portugal reconheceu a escravidão como um crime a ser reparado.

O engajamento das escolas de samba em abordar questões afro também é vital para a luta antirracista no Brasil e para a promoção da dignidade dos povos de terreiros e quilombolas. Enredos que destacam a cultura negra e a resistência têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A diversidade de temas abordados pelos desfiles de carnaval reflete a riqueza cultural e a pluralidade existente no país.

Botão Voltar ao topo