O projeto de Cidade Inteligente de Maceió engloba diversas áreas, como iluminação pública, georreferenciamento, infraestrutura de telecomunicações e uma usina fotovoltaica. Uma das principais melhorias para a população é a modernização do parque de iluminação pública, que será totalmente convertido para lâmpadas LED em menos de 4 meses. Além disso, a cidade contará com um Centro de Comando Operacional equipado com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas de automóveis, sistemas de reconhecimento facial para entrada nas escolas municipais, e a implementação de uma usina fotovoltaica para redução dos gastos com energia nos prédios públicos.
Os critérios para avaliação e seleção dos projetos finalistas incluíram acesso a serviços essenciais e promoção de igualdade, eficiência econômica e sustentabilidade financeira, infraestrutura resiliente e sustentabilidade ambiental, replicabilidade e escalabilidade, além do engajamento de stakeholders. Maceió se destacou por sua proposta inovadora e eficiente.
O subsecretário de Ações Estratégicas e Parcerias de Maceió, Caio Buarque, ressaltou a importância do reconhecimento da cidade no evento internacional. Segundo ele, a PPP de Cidade Inteligente de Maceió está agora registrada no banco de dados de uma das principais organizações globais dedicadas à promoção de Parcerias Público-Privadas, o que representa um marco para a gestão da cidade. O contrato de PPP pode trazer um ganho econômico de mais de 500 milhões de reais, além do investimento privado de 220 milhões de reais.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), sem custos adicionais para o Município. A iniciativa representa um passo importante para modernizar a infraestrutura e os serviços públicos de Maceió, colocando a cidade no mapa como um exemplo de inovação e eficiência na gestão urbana.