BRASIL – Inscrições para rodas de samba no Rio de Janeiro terminam em maio: saiba como participar e os benefícios do credenciamento

Rodas de samba com, no mínimo, dois anos de atuação no Rio de Janeiro e vínculo local têm até o dia 2 de maio para se inscrever no edital de credenciamento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições estão sendo realizadas online, no site cultura.prefeitura.rio, e são destinadas a pessoas físicas, comprovadamente produtores de samba ou sambistas, maiores de 18 anos e residentes na cidade maravilhosa.

Segundo a assistente da Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural da SMC, Bárbara Azeo, a iniciativa visa salvaguardar as rodas de samba por meio do Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, instituído por decreto municipal. Com o credenciamento, as rodas terão acesso a um calendário municipal, no qual a população poderá conferir a programação regular desses eventos.

Além disso, as rodas de samba credenciadas terão três licenças facilitadas, tornando o processo menos burocrático. A ideia é mapear e promover a diversidade cultural presente nas rodas de samba da cidade, facilitando o acesso do público e identificação com os diferentes territórios e perfis desses eventos.

A seleção das rodas de samba será feita por uma comissão técnica, composta por funcionários da prefeitura e representantes da Associação Rede Carioca de Rodas de Samba, a partir de 3 de maio. Os critérios de avaliação incluem o vínculo com o território, o impacto da roda e a experiência cultural do responsável. O resultado do credenciamento será divulgado ainda neste mês, com prazo para recursos das rodas não aprovadas.

O cadastramento de rodas de samba cariocas em 2021 resultou na regulamentação desses eventos em espaços públicos, com o mapeamento de 95 rodas. Para este ano, Bárbara acredita que o número de rodas inscritas será maior, com 40 rodas já credenciadas até o momento. Metade delas está participando pela primeira vez, o que demonstra o objetivo do edital de inserir novas rodas na cena cultural carioca.

Após a aprovação, as rodas de samba inscritas serão realizadas nos dias e locais especificados no calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, visando fortalecer e diversificar a cena do samba no Rio de Janeiro.

Botão Voltar ao topo