Para emitir o boleto, basta acessar o site da Fazenda (sefaz.al.gov.br), na seção “Espaço do Contribuinte”, selecionar a opção “IPVA”, escolher “Emissão de Boletos” e informar o Renavam e a placa do veículo. Vale ressaltar que não será mais realizada a entrega dos boletos pelos Correios.
O valor do IPVA pode ser pago em cota única ou em até seis parcelas mensais e sucessivas, com o valor mínimo de cada parcela não podendo ser inferior a R$ 100,00. É importante lembrar que o pagamento do licenciamento junto ao Detran-AL deve ser feito dentro do prazo escalonado da cota única.
Cada final de placa possui uma data-limite específica para o pagamento da cota única sem desconto, ou da primeira parcela. As placas de finais 7 e 8 têm até 31 de maio para efetuar o pagamento, enquanto as placas de finais 9 e 0 têm prazo até 28 de junho.
A tabela com os valores médios de mercado para veículos usados e os prazos de pagamento do IPVA para o exercício de 2024 estão disponíveis na publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de dezembro de 2023. Os contribuintes devem ficar atentos ao calendário do imposto para evitar multas e transtornos futuros.