O acordo entre a Sefaz e o Ciat utilizará recursos provenientes do empréstimo feito junto ao Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A presença do secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, da superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, e da chefe de projetos estratégicos da Receita Estadual, Giselle Vilela, marcou o momento da assinatura.
Suruagy destacou a importância da parceria com o Ciat para o futuro da Sefaz, afirmando que esta colaboração permitirá realizar um levantamento dos sistemas atuais do setor e planejar ações futuras. O secretário ressaltou que essa parceria garantirá a Alagoas acesso ao que há de melhor e de boa prática no mundo em administração tributária, possibilitando o planejamento das próximas duas décadas da Secretaria da Fazenda e da Administração Tributária.
O Ciat, que conta com a participação de 42 países em quatro continentes, tem como objetivo oferecer um serviço integral para o fortalecimento e modernização das Administrações Tributárias, promovendo a cooperação internacional, a troca de experiências e informações, além de prestar assistência técnica e serviços de formação. A parceria entre a Sefaz de Alagoas e o Ciat representa um avanço significativo no aprimoramento dos processos fiscais e no desenvolvimento equitativo dos países membros.