BRASIL – Maior concurso da história do Brasil terá provas do CPNU aplicadas neste domingo em 228 cidades de todo o país.

No próximo domingo (5), mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil irão disputar uma das 6.640 vagas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas serão realizadas em 228 municípios, distribuídas em 26 estados e no Distrito Federal, em um total de 3.665 locais de aplicação, como escolas e universidades.

A escolha dessas cidades levou em consideração critérios como a população, facilidade de acesso e área de influência regional. O objetivo do ministério é ampliar a diversidade da força de trabalho a partir da aprovação dos candidatos, buscando representatividade socioeconômica, demográfica e territorial na administração pública federal.

Um dos diferenciais deste concurso é que os candidatos farão as provas perto de suas casas, o que facilita o acesso ao serviço público e democratiza as oportunidades. 94,6% dos inscritos aptos a participar terão que se deslocar até no máximo 100 km de suas residências, o que contribui para a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos.

Na última quinta-feira (25), o governo federal divulgou os locais de prova de cada candidato por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição disponibilizado na área do candidato. Caso haja necessidade de correções, os inscritos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, por telefone ou e-mail.

As provas serão realizadas em 228 cidades em todo o país, distribuídas por regiões para garantir um acesso democrático e eficiente. O Sudeste terá 70 municípios de aplicação, seguido pela Região Norte com 40 cidades, Nordeste com 61, Centro-Oeste com 30, e Sul com 27. Cada região terá um número específico de cidades onde as provas serão aplicadas.

O CPNU será realizado no próximo domingo, com os portões abrindo pela manhã e à tarde. Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas por questões de segurança, garantindo a lisura e transparência do certame. Este é considerado o maior concurso do tipo na história do país, refletindo a importância e a relevância do serviço público para a sociedade brasileira.

Botão Voltar ao topo