EDITORIAL – Cabo Bebeto: um ‘case’ de sucesso ou apenas mais um que fez fortuna com a política?

Para quem ainda duvida que a política encurta o caminho em direção a uma conta bancária abastada, contrariando a tradição da hereditariedade, Cabo Bebeto é um fenômeno a ser estudado. O militar que ingressou na política em 2018, sob o palanque do bolsonarismo, prova que sua ideologia condena a “mamata” apenas para os mais pobres. No caso dele, a escalada é permitida.

Em apenas quatro anos como deputado estadual, o parlamentar saltou de uma declaração de bens nula para uma milionária em tempo recorde, tornou-se empresário do turismo e reside em uma casa avaliada em mais de meio milhão de reais. Como dito, um fenômeno, afinal, atuando como militar há 16 anos, não chegou nem perto do “sucesso” que alcançou como parlamentar.

Casos como estes levantam a suspeita que é quase retórica: a política é apenas um meio de enriquecimento fácil e lucrativo, muitas vezes, por vias escusas. Seu discurso ainda amarrado ao bolsonarismo demoniza o auxílio à população mais pobre, a repressão e, pasmem, a corrupção, mas o que explica então essa guinada financeira do militar justamente ao cumprir mandato no legislativo? Uma suspeita que urge por investigação minuciosa e transparente.

Sair da versão mobile