ALAGOAS – “Inscrições prorrogadas para a 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas: oportunidade de bolsa de iniciação científica júnior”

Inscrições para a 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas são prorrogadas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta terça-feira (30) a prorrogação das inscrições para a 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL). O procedimento, que inicialmente teria prazo final no dia 30 de abril, agora poderá ser realizado até o dia 11 de maio. Neste ano, a novidade é que a equipe vencedora será premiada com um ano de bolsa de iniciação científica júnior, oferecida pelo CNPq no valor de R$ 300 por mês.

Podem participar da competição equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio, matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental e na 1ª a 3ª séries do ensino médio, além de seus equivalentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino. Cada equipe deve ser orientada por um professor, que poderá guiar até três equipes, sendo que cada estudante pode participar de apenas uma equipe.

A OLHAL busca estimular o estudo da história afroindígena alagoana, preparando os estudantes para avaliações externas e promovendo a pesquisa e implementação de projetos relacionados ao tema “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com equidade”. A competição acontece em três fases, com a primeira fase prevista para o dia 4 de junho, seguida pela entrega do pré-projeto de pesquisa na segunda fase, e a defesa presencial do projeto no Encontro Estudantil em agosto.

Para Ricardo Santos, gerente especial de Práticas Pedagógicas da Seduc, a OLHAL contribui para ampliar o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade afroindígena alagoana, permitindo aos estudantes conhecer mais sobre a história de seu povo e suas raízes. “Além disso, ela colabora com o respeito à diversidade”, destaca o gerente. As inscrições e mais informações sobre a competição podem ser encontradas no site da Seduc.

Botão Voltar ao topo