A programação do encontro engloba uma mesa de abertura que contará com a presença dos secretários de CT&I do Nordeste, além da ministra de ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos. Em seguida, estão previstos debates e grupos de trabalhos que abordarão temas como Inovação no Setor Produtivo Nordestino, Estratégia de CT&I para o ecossistema Nordestino, Assimetrias Regionais no Sistema de CT&I e CT&I para o Desenvolvimento Social.
A proposta é que cada grupo de trabalho conte com mediadores para impulsionar a discussão e a troca de ideias sobre assuntos relevantes e emergentes, estimulando a participação da comunidade nos debates e identificando oportunidades, desafios e soluções que possam contribuir para o desenvolvimento do setor de CT&I. Essas discussões terão um papel fundamental para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está agendada para ocorrer em Brasília nos dias 4 a 6 de junho.
Este evento regional é uma iniciativa importante para fortalecer a democracia participativa no país e para incentivar a formulação de políticas públicas abrangentes que impulsionem o progresso da ciência, tecnologia e inovação em todo o Brasil. A participação da Secti e da Fapeal nessa conferência reforça o compromisso dessas instituições com o avanço e desenvolvimento do Nordeste no campo da CT&I.