BRASIL – Comitiva de ministros visita RS para reforçar ajuda humanitária após temporais que deixaram dez mortos e 21 desaparecidos

Uma comitiva de ministros do Governo Federal desembarcará no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3) para prestar auxílio aos moradores afetados pelos fortes temporais que atingiram o estado. De acordo com informações da Defesa Civil, os temporais já resultaram em dez mortos e deixaram 21 pessoas desaparecidas, além de terem impactado 104 municípios gaúchos.

O anúncio da visita da comitiva foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, por meio de uma rede social. Ele destacou a determinação do presidente Lula em auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas e em solidariedade ao povo gaúcho.

O governador Eduardo Leite também pediu apoio ao Governo Federal, solicitando especialmente helicópteros para o resgate de famílias isoladas devido às inundações. O presidente Lula, por sua vez, determinou a atuação dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social no estado.

Desde segunda-feira (29), os temporais têm castigado o Rio Grande do Sul, causando estragos nas estradas, danos em escolas, suspensão de aulas e problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia em várias cidades. A previsão da Defesa Civil é de que as chuvas continuem intensas até a próxima sexta-feira.

Essa não é a primeira vez que o estado enfrenta desafios climáticos, e a solidariedade e prontidão do Governo Federal e do Governo Estadual em atender às necessidades da população demonstram a importância da ação conjunta em momentos de crise. A visita da comitiva de ministros representa um esforço coordenado para oferecer suporte e assistência às comunidades afetadas e para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas para amenizar os impactos dos temporais no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile