MACEIÓ – Programa Maceió é Massa sem Racismo promove letramento racial e destaca desigualdade no mercado de trabalho em vídeo divulgado nas redes sociais.

No último Dia do Trabalhador, a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) de Maceió lançou mais uma iniciativa do programa Maceió é Massa sem Racismo, que visa reforçar o processo de letramento racial. Um vídeo produzido pela pasta e divulgado nas redes sociais abordou a relação entre vulnerabilidade social e racismo, destacando a desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho para mulheres, pessoas com deficiências e LGBT+ negras em comparação com pessoas brancas.

No vídeo, servidores da Semuc ressaltaram que dados de institutos de pesquisa, como o IBGE, comprovam que mais de duas vezes o número de vagas no mercado de trabalho são ocupadas por pessoas brancas. A secretária Ana Paula Mendes Xavier enfatizou a importância do trabalho da Semuc na busca por uma cidade mais justa, equitativa e antirracista, com foco em ampliar a representatividade de pessoas negras no mercado de trabalho.

O vídeo intitulado ‘Letramento Racial em Movimento’, com foco na temática do mercado de trabalho, foi elaborado por Arísia Barros, coordenadora-geral de Políticas de Igualdade Racial da Semuc, com roteiro de Berg Dantas. Arísia Barros explicou que a exclusão da população negra no mercado de trabalho só aumenta e a produção do vídeo surgiu da necessidade de discutir essa questão. O conteúdo foi pensado a partir das efemérides afro-negras, refletindo sobre a interseccionalidade entre gênero, raça, idade e deficiência.

A iniciativa do programa Maceió é Massa sem Racismo evidencia a importância de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo estrutural presente na sociedade e no mercado de trabalho. A Semuc, por meio de ações como essa, busca contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos.

Sair da versão mobile