BRASIL – Eleitores têm até quarta-feira para regularizar título e transferir domicílio para votar nas eleições municipais

Falta pouco para o prazo final! Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. Além disso, a data limite também vale para quem precisa transferir o domicílio eleitoral, caso tenha mudado de endereço recentemente.

É importante ressaltar que, devido ao caráter local das eleições deste ano, não haverá a possibilidade de voto em trânsito. Portanto, é fundamental garantir que seu título esteja regularizado para poder participar do pleito marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

Para os eleitores que vão tirar o seu primeiro título de eleitor, é necessário comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. O procedimento também é obrigatório para aqueles que ainda não possuem o cadastro de biometria. Documentos de identificação, comprovantes de residência e, no caso dos homens que completam 19 anos, o certificado de quitação militar podem ser solicitados durante o processo.

Já para a transferência de domicílio eleitoral, é preciso comprovar vínculos com a localidade em que se pretende votar. Existem diversas formas de vínculo, como residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário, entre outros. O procedimento pode ser realizado pela internet, através da plataforma Título Net, desde que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município.

Lembre-se que o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, sendo facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. Portanto, não deixe para a última hora e garanta que sua situação eleitoral esteja regularizada dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral.

Botão Voltar ao topo