Além do envio das equipes médicas, o Ministério da Saúde disponibilizou 20 kits de emergência, contendo medicamentos e insumos essenciais para atender até 30 mil pessoas durante um período de 30 dias. Essa medida visa garantir que a população afetada tenha acesso aos cuidados necessários durante o período de crise. A pasta também informou que será instalado um Centro de Operações de Emergência (COE) no estado, para permitir uma análise mais aprofundada dos dados e informações disponíveis e assim subsidiar as decisões das autoridades de saúde.
Uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde já se encontra no Rio Grande do Sul, auxiliando no planejamento das ações para evitar maiores danos e apoiar na recuperação das áreas afetadas. O objetivo é orientar o estado e os municípios nas medidas necessárias para lidar com a situação de emergência e garantir a segurança da população.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, já são contabilizadas 31 mortes decorrentes das chuvas, com 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Mais de 235 municípios gaúchos foram afetados pelos temporais, totalizando mais de 350 mil pessoas atingidas. O governador Eduardo Leite alertou que os números ainda podem aumentar nos próximos dias, pois há áreas de difícil acesso que ainda não foram avaliadas.
Diante desse cenário preocupante, o estado conta com o apoio do Ministério da Saúde e de profissionais de saúde dedicados a prestar assistência à população afetada e coordenar as ações de resposta para minimizar os impactos dos temporais na região. A solidariedade e a união de esforços são fundamentais neste momento de crise.