ALAGOAS – Sefaz esclarece sobre emissão de documentos fiscais em contingência devido a instabilidade técnica causada por chuvas no sul do Brasil

Na manhã desta sexta-feira, dia 04 de maio de 2024, a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz-AL) emitiu um comunicado esclarecendo a situação da emissão de documentos fiscais eletrônicos em contingência devido à instabilidade técnica causada pelo volume de chuvas no sul do país. Segundo a Sefaz, a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul impactou a geração de documentos fiscais eletrônicos, causando lentidão no processo, uma vez que são geridos pelo sistema da Sefaz-RS.

Durante esse período de instabilidade, os contribuintes podem emitir o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em papel, com a expressão “Contingência” destacada. Após a normalização do sistema, o MDF-e deverá ser transmitido eletronicamente em até 168 horas.

Além de Alagoas, outros estados também utilizam o sistema da Sefaz-RS, o que reforça a importância dessa situação ser esclarecida e medidas serem tomadas para minimizar os impactos causados pela instabilidade técnica.

A Sefaz ressalta que mais informações sobre a emissão do MDF-e estão disponíveis na Instrução Normativa nº 35/2018, em seu Art. 13, que pode ser acessada através do seguinte link: [link não citado].

Por fim, a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas orienta os contribuintes a ficarem atentos às atualizações sobre a situação e a seguirem as instruções fornecidas para a emissão de documentos fiscais em contingência até que a normalização do sistema seja concluída. A prioridade é garantir a continuidade do processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos de forma segura e eficiente.

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