BRASIL – Defesa Civil amplia lista de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e lança conta para doações em dinheiro

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou recentemente a lista de itens necessários para as vítimas das chuvas que assolaram o estado. Colchões novos ou em bom estado, roupas de cama, cobertores, água potável, rações animais e cestas básicas são os itens mais solicitados neste momento. No entanto, o órgão informou que não está aceitando doações de calçados, roupas, medicamentos, móveis e utensílios domésticos devido ao grande volume desses materiais nos depósitos.

As doações podem ser entregues na Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, número 101, Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Além disso, a população também pode contribuir com refeições prontas, desde que estejam armazenadas em marmitas para facilitar a distribuição. É importante entrar em contato com a Defesa Civil do município antes de enviar as doações para evitar o desperdício de alimentos perecíveis.

Empresas, organizações da sociedade civil e grupos de serviço que desejam fazer doações devem entrar em contato previamente pelo telefone (51)3120-4255 para combinar a logística de entrega. Para aqueles que preferem contribuir com dinheiro, a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banco Banrisul, foi reativada para receber doações. Os recursos serão utilizados para fornecer apoio humanitário às vítimas das enchentes e para ajudar na reconstrução das cidades.

Por outro lado, o banco de voluntários de profissionais de saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, já recebeu mais de 7 mil inscrições. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde se disponibilizaram para atuar nos hospitais e unidades de pronto atendimento dos municípios afetados. Os voluntários precisam ter disponibilidade de carga horária e interesse em auxiliar as cidades atingidas, mas é importante ressaltar que a inscrição não garante a convocação e nem estabelece vínculo empregatício com o estado.

Botão Voltar ao topo