ALAGOAS – Equipe do Programa Ronda no Bairro encaminha dependente químico para atendimento médico na UPA do Jaraguá, em Maceió

Na tarde deste domingo, dia 05 de maio de 2024, uma equipe do Programa Ronda no Bairro realizou uma importante ação que resultou no encaminhamento de um dependente químico para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, em Maceió. O homem, de 33 anos, foi acolhido pela equipe especializada após ser abordado por uma guarnição operacional do programa, que foi solicitada pelo próprio paciente em busca de ajuda para internamento.

De acordo com informações obtidas durante a abordagem, o homem, natural de São Paulo, possui laços familiares rompidos devido ao uso abusivo de drogas, como álcool e crack. Após uma escuta qualificada e orientações, o paciente foi encaminhado à UPA, onde recebeu atendimento médico e uma articulação foi feita com a equipe de saúde para garantir o cuidado adequado.

Durante a mesma operação, agentes de proximidade do programa detiveram duas pessoas em outra ocorrência na Pajuçara. Segundo relatos de populares, uma mulher foi vítima de uma tentativa de homicídio após furtar cartões e dinheiro de um homem, que reagiu com uma facada. O agressor foi agredido pela população e também precisou de atendimento médico, sendo levado ao Hospital Geral do Estado.

A mulher envolvida foi encaminhada à UPA do Jaraguá e posteriormente levada à Central de Flagrantes, onde prestou depoimento e foi autuada por vias de fato pela autoridade policial. Já o homem permaneceu sob custódia hospitalar. As ações do Programa Ronda no Bairro demonstram a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança e os serviços de saúde para atender casos complexos como o de dependentes químicos e situações de violência.

Botão Voltar ao topo