ALAGOAS – Governo de Alagoas envia equipe médica e de resgate para auxiliar nas enchentes no Rio Grande do Sul

Na noite desta sexta-feira, dia 5 de maio de 2024, o Governo de Alagoas tomou uma importante decisão em relação ao apoio às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. O governador Paulo Dantas determinou o envio de ajuda técnica e humanitária, que inclui dois agentes da Defesa Civil Estadual e oito membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os oito membros do Samu são compostos por quatro médicos e quatro enfermeiros que fazem parte do Grupamento de Operações Aéreas. Todos embarcaram neste domingo no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares com destino ao Rio Grande do Sul, para prestar assistência às vítimas das enchentes que assolaram o estado.

Além dos profissionais de saúde, também foram enviados materiais e equipamentos essenciais para operações de resgate. Todo o grupo seguirá para Brasília e de lá embarcará em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Rio Grande do Sul.

A tenente-coronel e enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Elaine Monteiro, coordenadora do programa Salva Mais, destacou que essa ação foi solicitada pelo Ministério da Saúde para auxiliar no resgate aeromédico no Rio Grande do Sul. A equipe do Estado de Alagoas será parte da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) e estará sob a coordenação do médico Leonardo Gomes.

A Defesa Civil de Alagoas também enviou, neste primeiro momento, o secretário executivo tenente-coronel Rômulo Guedes e o sargento Moreira para auxiliar nas operações de resgate. Até a próxima quinta-feira, está previsto o envio de mais dois agentes da Defesa Civil Estadual para reforçar a ajuda no Rio Grande do Sul. Eles irão colaborar na gestão da crise, na coordenação de abrigos emergenciais, na logística humanitária e no geoprocessamento de dados relacionados ao clima.

Em uma força-tarefa amiga junto à Defesa Civil gaúcha, Alagoas está se mostrando solidária e engajada em oferecer apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A atuação conjunta dessas equipes especializadas certamente fará a diferença na recuperação e reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.

Botão Voltar ao topo