BRASIL – Presidente Lula e autoridades desembarcam no RS para auxiliar vítimas das enchentes em operações de resgate e assistência.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, chegaram à Base Aérea de Canoas (RS) neste domingo (5) para acompanhar as operações de resgate e assistência às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. O governador do estado, Eduardo Leite, recebeu a comitiva, que incluía 13 ministros, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e a primeira-dama Janja Lula da Silva.

Lula afirmou nas redes sociais que a comitiva estava no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho, ressaltando a união entre os governos federal, estadual e municipal diante da situação de emergência. Os ministros presentes são de diversas áreas, como Casa Civil, Defesa, Fazenda, Transportes, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, entre outros.

Após o desembarque, Lula, Lira, Pacheco e Leite sobrevoaram de helicóptero o centro de Porto Alegre, onde o governador mostrou a situação do mercado municipal coberto pela água. A ação conjunta dos poderes e níveis de governo foi destacada pelo ex-presidente nas redes sociais.

O Ministério da Defesa divulgou um balanço das operações de resgate, que incluíram o salvamento de pessoas em 11 municípios e apoio à reestruturação de imóveis em outras quatro cidades. Ao todo, foram mais de 9.700 resgates realizados, com a mobilização de 647 militares das Forças Armadas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também atuou no transporte de materiais de apoio logístico para auxiliar na assistência à população afetada pelas enchentes. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal reforçou suas operações na região, com 75 agentes e diversas viaturas envolvidas nas ações de resgate e atendimento às vítimas.

A atuação conjunta dos diferentes órgãos e níveis de governo é essencial para lidar com a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul e garantir o apoio necessário à população afetada pelas fortes chuvas. A união de esforços e a solidariedade demonstrada pelas autoridades presentes na região são fundamentais para superar os desafios e reconstruir as áreas atingidas.

Botão Voltar ao topo