BRASIL – Alerta de Onda de Calor: Inmet aponta temperaturas 5 graus acima da média em estados do Sudeste e Sul do Brasil.

Nesta segunda-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de onda de calor em Brasília, informando sobre a previsão de temperaturas até 5 graus Celsius acima da média nos próximos cinco dias. De acordo com o órgão, a situação representa um risco para a saúde, classificado como de “grande perigo” pela própria instituição.

Os estados mais afetados pela onda de calor serão o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, abrangendo áreas como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Campinas, Bauru e Piracicaba em São Paulo, além do centro oriental paranaense.

O alerta do Inmet também menciona outras regiões afetadas, como Itapetininga e Ribeirão Preto em São Paulo, Zona da Mata em Minas Gerais, Araraquara e região macro metropolitana paulista, sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná.

A recomendação é que a população dessas áreas permaneça atenta aos sintomas de desidratação, insolação e outras complicações decorrentes do calor excessivo. Medidas preventivas como hidratação constante, evitação de exposição ao sol nos horários mais quentes e uso de roupas leves são fundamentais para minimizar os impactos da onda de calor.

Diante do cenário de alerta, é importante que autoridades e instituições locais estejam preparadas para lidar com possíveis consequências, como aumento da demanda por atendimento médico e queda na qualidade de vida da população afetada. A conscientização e o cuidado mútuo são essenciais neste momento de adversidade climática.

Botão Voltar ao topo