A decisão de retomar as atividades nessas localidades foi tomada levando em consideração o nível de impacto causado pelas enchentes, sendo que esses municípios estão aptos a reiniciar as aulas na próxima semana. Antes disso, na segunda-feira (6), os professores e equipes diretivas das escolas nessas regiões estarão reunidos para atividades de planejamento e alinhamento das orientações para a retomada das aulas.
Além de Porto Alegre, outras cidades onde as aulas na rede estadual seguirão suspensas temporariamente incluem São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas. Uma nova reunião está programada para esta segunda-feira para avaliar a situação das demais coordenadorias de educação, como Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, entre outras.
Segundo dados da secretaria, até as 18h do último domingo (5), 2.338 escolas estaduais foram afetadas de alguma forma pelas chuvas, com 278 delas sofrendo danos significativos em decorrência dos temporais e inundações. A situação continuará sendo monitorada de perto para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e profissionais da educação.