BRASIL – Governo do Rio Grande do Sul desliga sistema de processamento de dados após enchente na sede do Procergs, em Porto Alegre

O governo do Rio Grande do Sul anunciou na última segunda-feira (6) uma decisão drástica em meio às consequências das enchentes que assolaram a capital do estado, Porto Alegre. Devido à inundação da sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A), o governo informou que será necessário desligar todo o sistema de processamento de dados estaduais. A medida foi tomada como forma de evitar um colapso na rede, já que a água atingiu o quadro elétrico, no-breaks e geradores do centro, após a desativação das casas de bombas que operam na região do centro, especificamente na Rótula das Cuia.

Com a decisão de desligar o sistema, o governo alertou que alguns sites e serviços governamentais poderão ficar inoperantes. No entanto, alguns sistemas essenciais, como os da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública, serão mantidos em funcionamento devido à situação de crise enfrentada pelo estado. De acordo com a nota divulgada pelo governo, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desativar temporariamente o Data Center como forma de preservar a infraestrutura instalada e garantir que as atividades possam ser retomadas o mais rápido possível.

A previsão é de que o desligamento total do sistema ocorra em até quatro horas, porém não há informações sobre quando a normalização dos serviços poderá ser feita. A medida representa um grande desafio para o governo gaúcho, que terá que lidar com as consequências das enchentes enquanto busca restabelecer seus serviços e sistemas essenciais. A população e os órgãos públicos do estado terão que se adaptar temporariamente a essa nova realidade, enquanto as equipes trabalham para reverter a situação e restabelecer a normalidade.

Sair da versão mobile