TRE-AL desmente notícias falsas sobre favorecimento eleitoral em Lagoa da Canoa e aciona Ministério Público para investigar disseminação de calúnias.

Na última sexta-feira (03), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) foi alvo de denúncias relacionadas a supostos favorecimentos no atendimento aos eleitores de Lagoa da Canoa, notadamente em relação a um pré-candidato específico. As acusações, disseminadas em perfis nas redes sociais, foram prontamente rebatidas pelo órgão, que afirmou não haver qualquer tipo de favorecimento em seus procedimentos.

Segundo a juíza Joyce Araújo, da 44ª Zona Eleitoral, nos últimos meses foram identificadas diversas tentativas de transferência de domicílio com documentação falsa, as quais foram imediatamente indeferidas. O TRE-AL ressaltou a importância de coibir práticas como essa, que visam denegrir a imagem da Justiça Eleitoral e dos servidores envolvidos nos cartórios eleitorais.

Dados do Sistema Elo revelaram que, entre 01 de janeiro e 03 de maio, foram registradas 2208 solicitações de atendimento para o município de Lagoa da Canoa, das quais 1014 foram referentes a transferências de domicílio eleitoral. Destas, 509 foram indeferidas devido a inconsistências nos documentos apresentados pelos eleitores.

O servidor requisitado que atua no cartório da 44ª Zona Eleitoral, alvo das notícias falsas, está reunindo provas para ingressar com uma queixa-crime contra os responsáveis pelos perfis difamatórios. O desembargador Milton Ferreira Netto, coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas, destacou a importância do combate às fake news no ambiente eleitoral.

Frisou ainda a necessidade de conscientização da população sobre a gravidade de disseminar informações falsas, alertando que a internet não é uma terra sem leis e que os responsáveis por tais atos serão punidos. O TRE-AL reiterou seu compromisso em garantir a lisura do processo eleitoral e a proteção dos seus servidores contra calúnias e difamações, reforçando que a fiscalização das plataformas digitais será intensificada nos próximos meses.

Botão Voltar ao topo