ALAGOAS – Falta de energia prejudica fornecimento de água em oito municípios do Agreste alagoano

Na manhã desta terça-feira, dia 07 de maio de 2024, um problema de falta de energia elétrica no Centro de Reservação e Distribuição 01 (CRD 01) em Arapiraca, Alagoas, resultou em sérias consequências para o fornecimento de água em oito municípios da região do Agreste. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) identificou a interrupção no fornecimento de água devido a essa falha no sistema elétrico e está aguardando a solução por parte da concessionária de energia para normalizar a situação.

Os municípios afetados por essa interrupção no abastecimento de água são Arapiraca, Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia. A falta de energia no CRD 01 impactou principalmente os bairros da parte baixa de Arapiraca e afetou o fornecimento de água nessas localidades.

Assim que a energia for restabelecida no CRD 01, a Casal poderá retomar o fornecimento de água para sete dos oito municípios afetados. A exceção é Feira Grande, onde a Companhia fornece água tratada para a empresa Águas do Sertão distribuir. A Equatorial Alagoas, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que equipes técnicas já estão trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível.

Além disso, os municípios de Junqueiro e São Sebastião também enfrentam problemas no abastecimento de água devido ao grande volume de matéria sólida carreada para a captação durante as fortes chuvas na região. A Casal está acompanhando a situação da água bruta e promete retomar o processamento e distribuição assim que as condições forem favoráveis.

Portanto, é essencial que a Equatorial Alagoas resolva o problema de falta de energia e que a Casal continue monitorando e atuando para restabelecer o fornecimento de água o mais breve possível em toda a região do Agreste. A população e as autoridades locais devem estar atentas e tomar as medidas necessárias para lidar com essa situação de emergência.

Botão Voltar ao topo