Segundo a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, as devolutivas são essenciais para verificar a eficácia e o cumprimento das metas estabelecidas no PPA. Além disso, o governo pretende analisar os indicadores e resultados, identificar possíveis desvios em relação às metas e adotar medidas corretivas, se necessário.
A participação da sociedade é fundamental nesse processo, pois contribui para a transparência e efetividade das políticas públicas. Quanto maior o engajamento da população, mais sucesso o governo tem em atender às necessidades dos alagoanos de forma coerente.
Durante a construção do PPA, a Seplag realizou ações de escuta popular, percorrendo as nove regiões administrativas do estado, promovendo fóruns regionais e oficinas temáticas para captar as demandas da sociedade. Temas como gênero, raça, juventude, sociedade digital, cooperativismo, economia solidária, saúde, educação e segurança pública foram discutidos em conjunto com a população.
As devolutivas do PPA estão agendadas para acontecer nas próximas semanas, com eventos abertos à participação popular. Órgãos governamentais, pesquisadores, estudantes e entidades da sociedade civil também são convidados a participar e contribuir para o desenvolvimento e implementação das políticas previstas no plano.