BRASIL – 8º International Symposium on Immunobiologicals reúne especialistas para discutir fututo das vacinas e terapias promissoras no Rio de Janeiro.

Profissionais, pesquisadores e instituições de todo o mundo se reúnem a partir desta terça-feira (7) no Rio de Janeiro para discutir o futuro da produção de vacinas e terapias inovadoras no 8º International Symposium on Immunobiologicals (ISI). O evento, promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), acontece no campus da instituição e na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e reúne especialistas para debater as últimas novidades no mercado de imunobiológicos.

O simpósio, que vai até sexta-feira (11), tem como principal objetivo integrar profissionais, ampliar o conhecimento e gerar um ambiente propício para a inovação. Segundo o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, o encontro permite a interação entre indivíduos que estão na vanguarda da inovação em todo o mundo, o que pode resultar em descobertas e novas tecnologias no campo das vacinas.

Uma das principais discussões será em torno da plataforma tecnológica de RNA mensageiro (mRNA), com o foco em criar uma conexão entre os profissionais da área para estimular a geração de novas inovações. Além disso, o simpósio abordará questões relacionadas à preparação para enfrentar possíveis pandemias no futuro, incluindo o fortalecimento de laboratórios regionais e a capacitação de profissionais.

Participantes de renome internacional, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Instituto Internacional de Vacinas (IVI), têm marcado presença no ISI ao longo dos anos. O evento também conta com a presença de instituições brasileiras e trabalhos de pesquisa locais, que têm a oportunidade de expor seus estudos e interagir com experts da área.

Além disso, o simpósio reserva espaço para a apresentação de pôsteres e discussões sobre temas variados, como biofármacos, diagnóstico e gestão de produtos biológicos. Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, destaca a importância do ISI para a troca de conhecimento e o fomento da produção científica brasileira.

Outro destaque do evento é o Innovation Hub, um espaço dedicado à colaboração e inovação, que conta com a participação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. A expectativa é que o 8º International Symposium on Immunobiologicals proporcione uma ampla interação entre profissionais da área e estimule o surgimento de novas descobertas e tecnologias para o campo da imunobiologia.

Sair da versão mobile