Além disso, há 132 pessoas desaparecidas e 361 feridos registrados oficialmente em todo o estado. Com uma população de 10,88 milhões de habitantes, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que assolam a região desde o dia 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes gaúchos.
O governo local também informou que 155.741 pessoas estão desalojadas e outras 48.147 foram acolhidas temporariamente em abrigos. A situação é de extrema gravidade e mobiliza equipes de resgate e voluntários em um esforço conjunto para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos da catástrofe.
As fortes chuvas têm causado deslizamentos de terra, inundações e destruição de pontes e estradas, tornando muitas áreas inacessíveis. A prioridade das autoridades é garantir a segurança da população e prestar socorro às famílias atingidas. A solidariedade e a mobilização de recursos e esforços são fundamentais para superar esse momento de crise e reconstruir as áreas afetadas.