O Paraná foi um dos estados que enviou reforços para ajudar na operação de resgate. Foram deslocados 34 bombeiros militares, nove viaturas, quatro embarcações, além de um helicóptero Falcão 08 e outros recursos do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas. Um comboio com 15 caminhões partiu de diversas cidades paranaenses levando colchões, kits dormitório, caixas d’água, donativos e outros itens essenciais arrecadados por meio da campanha SOS RS. Inclusive, uma aeronave estadual também transportou bolsas de nutrição para crianças internadas em hospitais locais.
Por sua vez, o governo de São Paulo também disponibilizou ajuda. Uma equipe de 33 bombeiros militares e dois cães farejadores foram deslocados para o Rio Grande do Sul. O Comando de Aviação da Polícia Militar enviou pilotos, mecânicos, médicos, enfermeiros, tripulantes, helicópteros, viaturas e embarcações. Além disso, a Defesa Civil paulista enviou técnicos e um geólogo para auxiliar nos trabalhos de assistência às comunidades afetadas.
No Rio de Janeiro, 64 bombeiros militares, um helicóptero, embarcações, viaturas e equipamentos de resgate foram enviados para ajudar nas operações de socorro. Mais de 70 resgates de pessoas com vida já foram realizados e a Polícia Civil também disponibilizou agentes especializados para atuar em situações de emergência.
Minas Gerais também contribuiu com ações de auxílio, enviando bombeiros militares, veículos, embarcações, equipamentos de busca e salvamento, além de um avião e helicóptero para transporte de feridos. O estado disponibilizou ainda agentes da Defesa Civil e da Polícia Militar para reforçar as equipes de resgate.
A solidariedade e a união entre os estados demonstram a importância da cooperação regional em momentos de crise e calamidade. As equipes de resgate seguem trabalhando arduamente para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.