ALAGOAS – Curso de Comando e Estado-Maior prepara oficiais para desafios da Polícia Militar de Alagoas: Coronel Paulo Amorim destaca importância da gestão proativa.

Na tarde desta quarta-feira (08), o comando da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) deu início à primeira edição do Curso de Comando e Estado-Maior, um evento que visa preparar oficiais para os desafios da corporação. A abertura do curso aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e contou com a participação do Coronel Paulo Amorim, que ministrou uma palestra destacando a importância da gestão proativa na liderança de equipes.

Durante sua apresentação, o coronel Amorim ressaltou a relevância da prática para a resolução de conflitos institucionais, enfatizando a importância de ouvir os anseios dos comandados e promover o diálogo entre os diversos setores da instituição. O evento reuniu oficiais-superiores da PMAL e membros de outras corporações militares, como as dos estados do Acre, Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, antes do início da solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Curso de Comando e Estado-Maior possui carga horária total de 620 horas-aula e é composto por 22 disciplinas, abordando temas como Ética, Cidadania e Direitos Humanos, Gestão Financeira e Orçamentária, Inteligência Estratégica, entre outros.

Uma das etapas do curso é a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual os alunos desenvolverão soluções para problemas relacionados à segurança pública. Vale ressaltar que a conclusão do curso é um dos requisitos legais para a ascensão ao posto de coronel, conforme previsto pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares.

Dessa forma, ao final do Curso de Comando e Estado-Maior, os participantes estarão aptos a exercer as atribuições do último posto da corporação, buscando sempre oferecer um serviço de excelência à sociedade. A capacitação é essencial para preparar os oficiais para os desafios e responsabilidades que terão pela frente na Polícia Militar de Alagoas.

Botão Voltar ao topo