O Disque 100, sob gestão do MDHC, disponibilizou várias opções para a população reportar casos de desaparecimento. Ao discar 100 e escolher a opção 0, as pessoas podem informar sobre desaparecidos em razão das chuvas. Na sequência, na primeira opção, é possível fornecer detalhes sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos pais, em colaboração com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.
Outras opções incluem a possibilidade de relatar o desaparecimento de pessoas em geral (opção 2), solicitar resgate imediato ou fornecer informações para resgate de pessoas conhecidas (opção 3), pedir ajuda aos municípios atingidos (opção 4), e voluntariar-se para trabalhar na região ou oferecer doações (opção 5).
Segundo dados da Defesa Civil gaúcha, o estado já contabiliza 100 mortes e 128 pessoas desaparecidas em decorrência das condições climáticas adversas. Além disso, mais de 66 mil pessoas estão acolhidas em abrigos e cerca de 163 mil estão desalojadas.
O MDHC enfatizou que os operadores da central do Disque 100 passaram por treinamento especializado para lidar com a situação no Rio Grande do Sul. O ministério destacou a importância de qualquer pessoa no Brasil utilizar os canais disponíveis para reportar denúncias, solicitar ajuda ou orientações relacionadas às recentes tempestades no estado.
Para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, basta discar 100 do telefone fixo ou celular. Além disso, o canal também está disponível via WhatsApp, Telegram e site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com atendimento em Libras.
O MDHC tem trabalhado em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça para agilizar a emissão de segundos vias de documentos de identificação civil para as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, visando facilitar a regularização da situação dos afetados.