ALAGOAS – Governo amplia número de bolsas para iniciação científica e tecnológica no ensino superior, beneficiando instituições em Alagoas.

Na última quarta-feira, 08 de maio de 2024, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas publicou uma nova resolução atualizando as cotas de bolsas concedidas para que alunos de graduação possam exercer atividades de iniciação científica e tecnológica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit) foram ampliados, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências de ciência e tecnologia sob a orientação de docentes qualificados durante a sua formação profissional.

Essa medida resultou no aumento do número de bolsas concedidas para sete instituições, sendo a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) as principais beneficiadas. A Uncisal recebeu um incremento na quantidade de bolsas Pibic, passando de 54 para 65, além de começar a contar com cinco bolsas Pibit pela primeira vez. Já a Uneal teve seu número de bolsas Pibic ampliado de 80 para 90, e as bolsas Pibit passaram de 12 para 20.

De acordo com o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esse aumento nas bolsas é um reflexo do amadurecimento do sistema de produção do conhecimento nas instituições de ensino superior e da crescente demanda por projetos qualificados. Essa iniciativa faz parte do compromisso do governo em financiar a formação dos jovens e incentivar a pesquisa e inovação.

O professor Rubens Pessoa, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, destacou que o aumento das bolsas na universidade permitirá uma maior participação dos docentes e discentes em projetos de iniciação científica e tecnológica, contribuindo para a produção de artigos científicos de qualidade reconhecida. Essa medida também impacta na captação de recursos federais para os programas de pós-graduação.

A resolução completa, com todas as cotas de bolsas Pibic e Pibit concedidas, está disponível no site oficial da Fapeal. A Fundação é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), demonstrando o compromisso do governo de Alagoas com a educação e a capacitação dos estudantes em nível superior.

Botão Voltar ao topo