BRASIL – Catástrofe no Rio Grande do Sul: Mais de 327 mil pessoas estão desalojadas e 1,74 milhão foram afetadas pelas enchentes

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um boletim alarmante nesta quinta-feira (9), informando que a quantidade de pessoas desalojadas mais que dobrou em 24 horas, passando de mais de 163 mil para 327.105. Essas pessoas, em algum momento, tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo em residências de parentes, amigos ou em abrigos públicos, devido às enchentes que assolam o estado.

No total, 1,74 milhão de gaúchos já foram afetados de alguma forma pelas enchentes, tendo perdido suas casas e ficando sem acesso a luz, água e comida. Os prejuízos se espalham por 431 municípios, o que representa mais de 80% das cidades do Rio Grande do Sul.

Infelizmente, as chuvas intensas também já provocaram um grande número de mortes, chegando a 107 até o momento. Além disso, há 134 pessoas desaparecidas e 754 feridos, mostrando o impacto devastador que as enchentes estão causando na população do estado.

As autoridades locais estão em alerta máximo devido ao agravamento da situação, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (9), podendo se estender até o domingo (12) com maior intensidade em algumas regiões específicas.

Mesmo com o nível do rio Guaíba ainda abaixo dos 5 metros, os rios no sul do estado já começaram a subir e transbordar, aumentando o risco de novos danos e desabrigados. A população segue em alerta e as equipes de resgate trabalham incansavelmente para atender às necessidades emergenciais dos afetados pelas enchentes. A solidariedade e união de todos se fazem ainda mais necessárias nesse momento de dificuldade.

Botão Voltar ao topo