Essas contratações foram motivadas pelas recentes críticas e sanções enfrentadas pela empresa devido aos apagões que afetaram a cidade de São Paulo em novembro de 2023, deixando cerca de 2,1 milhões de pessoas sem energia por quase uma semana. O presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, ressaltou que as novas contratações visam melhorar o nível de serviço oferecido aos clientes, além de reduzir o tempo de atendimento na capital paulista.
Com o plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões previsto para os próximos três anos em São Paulo, a Enel pretende aprimorar seu serviço e evitar novos incidentes. Além disso, a empresa vem implementando medidas para aprimorar a capacidade de previsão meteorológica e realizar ações preventivas, como a poda de árvores próximas às redes elétricas.
Após ser multada em R$ 165,8 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em fevereiro deste ano devido ao descumprimento de termos contratuais durante os apagões, a Enel tem se esforçado para melhorar sua reputação e garantir a satisfação dos clientes. No Ceará, a empresa também enfrenta desafios em relação aos serviços prestados, com recomendações de encerramento do contrato de concessão devido a irregularidades.
Com atuação também no estado do Rio de Janeiro, a Enel emprega um total de 8 mil colaboradores diretos e 38 mil terceirizados, atendendo a um total de 15,5 milhões de clientes em todo o país e lucrando R$ 2,6 bilhões no ano passado. Em São Paulo, a empresa atende 7,9 milhões de clientes e obteve lucro de R$ 1,3 bilhão em 2023. A Enel segue empenhada em aprimorar seus serviços e garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica em todas as regiões onde atua.