Durante o primeiro trimestre deste ano, a RAV atendeu um total de 336 crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual. A maioria das vítimas era do sexo feminino, com 286 registros nesse período. A faixa etária com o maior número de atendimentos foi entre 10 e 14 anos, com 123 crianças assistidas, seguida pelos casos de 5 a 9 anos, totalizando 85 atendimentos.
No ano anterior, em 2023, a RAV prestou atendimento a 605 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, sendo que 543 eram do sexo feminino. A faixa etária mais afetada foi de 7 a 11 anos, com 178 atendimentos.
O Hospital da Mulher, localizado em Maceió, é uma referência no atendimento às vítimas de abuso e exploração sexual em Alagoas. A unidade conta com equipes multidisciplinares que garantem assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, os hospitais regionais do estado também possuem Salas Lilás da RAV para descentralizar o acolhimento aos pacientes.
A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, enfatizou a importância do serviço no enfrentamento dos traumas sofridos pelas vítimas. Ela ressaltou a importância do acolhimento especializado desde o início para que as crianças possam superar seus traumas com mais facilidade.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do trabalho realizado pela RAV no acolhimento e tratamento humanizado das crianças vítimas de violência sexual. Ele reforçou o compromisso do governo em cuidar dos alagoanos com sensibilidade e investimento nesse serviço fundamental.