Os primeiros estados a receber os lotes foram o Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso, na quinta-feira. Já nesta sexta-feira, a previsão era que mais oito estados, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina, também recebessem as novas doses do imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as unidades da federação receberão o carregamento nos próximos dias. Essas doses são destinadas aos públicos-alvo da campanha de vacinação, que incluem pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, pessoas imunocomprometidas, entre outros.
A vacina atualizada contra as variantes do coronavírus foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Anvisa. O Ministério da Saúde reforça a segurança e eficácia dos imunizantes incluídos no esquema vacinal nacional contra a covid-19 e destaca a importância da vacinação para conter a doença.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressalta que a vacinação é fundamental para garantir a saúde da população e prevenir novos casos graves da covid-19. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o impacto positivo da vacinação na redução de mortes e casos graves da doença.
O esquema vacinal completo contra a covid-19 está disponível no site do Ministério da Saúde para acesso da população. A campanha de vacinação continua em andamento em todo o país, com o objetivo de imunizar o maior número de brasileiros possível e conter a propagação do vírus.