BRASIL – Rio Grande do Sul: Quase 70 mil pessoas acolhidas em abrigos devido às fortes chuvas atingem o estado desde 29 de abril.

As fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril já deixaram um rastro de destruição e desabrigados. De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta sexta-feira (10), quase 70 mil pessoas (69.617) estão acolhidas temporariamente em abrigos, após serem forçadas a deixar suas residências.

Além disso, o documento aponta que 337.116 pessoas estão desalojadas em todo o estado, demonstrando a dimensão da catástrofe. Com 435 municípios gaúchos afetados pelos temporais, o que representa 87,5% do total de 497 municípios do estado, a situação é crítica e exige ação rápida e eficaz das autoridades competentes.

A proporção de pessoas impactadas pelos eventos climáticos chega a 17,6% da população total do estado, o que corresponde a 1,916 milhão de habitantes, conforme dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Infelizmente, até o momento, 113 vítimas fatais foram confirmadas, com seus nomes divulgados pela Defesa Civil estadual.

A incerteza paira sobre a região, uma vez que há uma morte em investigação para confirmar se há ligação com os eventos meteorológicos recentes. Além disso, o número de óbitos pode aumentar, já que 146 pessoas ainda estão desaparecidas. No total, há 756 feridos, mostrando a necessidade de assistência e cuidados para as vítimas.

Diante desse cenário de tragédia e caos, é fundamental que as autoridades atuem de forma decisiva para prestar auxílio às famílias afetadas, garantir abrigo, alimentação e segurança, além de iniciar o processo de reconstrução das áreas atingidas. A solidariedade da população e a mobilização de recursos são essenciais para enfrentar essa crise e ajudar a população gaúcha a se reerguer diante dessa situação tão devastadora.

Botão Voltar ao topo