MACEIÓ – “Famílias de favela de Maceió são contempladas com apartamentos do Residencial Parque da Lagoa, transformando suas realidades”

A dona de casa Amanda Luisa de Santos Andrade, residente em um barraco na favela da Muvuca, localizada no bairro Vergel do Lago, teve sua vida transformada nesta sexta-feira (10) ao receber as chaves de um apartamento no Parque da Lagoa, para o qual foi contemplada em um sorteio realizado no mês de março deste ano.

Emocionada e radiante, Amanda compartilhou a alegria de finalmente ter uma casa para chamar de sua e sair da margem da Lagoa Mundaú, onde vivia com o marido e seis crianças. Ela expressou sua gratidão e felicidade por ter sido surpreendida com a contemplação. “Eu nem sonhava com esse sorteio. Eu estou muito feliz, porque ganhei minha primeira casa. Fui contemplada de repente, nem sonhava. Meu sentimento é de que vou viver feliz na casa nova”, declarou.

A família de Amanda é apenas uma entre as mais de 7 mil pessoas que residem nas comunidades da orla lagunar e estão sendo beneficiadas com a entrega dos apartamentos do Residencial Parque da Lagoa. O empreendimento, avaliado em R$ 138 milhões, é composto por 1.776 unidades habitacionais, das quais 1.074 já foram destinadas aos seus novos moradores.

Além da habitação, a região do Vergel e bairros adjacentes estão passando por uma transformação que engloba melhorias na infraestrutura, iluminação, áreas de esporte e lazer, limpeza, ampliação do acesso à saúde e educação, e a geração de emprego e renda. Entre os beneficiados, está o pescador Valdemir Alves de Carvalho, também contemplado com um apartamento. Para ele, a conquista representa o fim de uma década de dificuldades vivenciadas à beira da lagoa.

O momento de entrega das chaves está agendado para a próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na entrada do Campo do Botinha, na orla lagunar. A Prefeitura local está organizando ações para auxiliar os novos moradores, facilitando as ligações de energia e água, entre outros serviços essenciais. Por meio de parcerias, descontos na tarifa social de energia e negociação de débitos serão oferecidos, além da agilização da instalação de água pela BRK.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) também estará presente para realizar atualizações e cadastros do NIS, além de fornecer informações sobre o aluguel social. Já a Secretaria de Saúde disponibilizará serviços de vacinação e medição de pressão e glicemia para os novos moradores.

Nesse contexto de transformação social e melhoria na qualidade de vida, a entrega das chaves do Parque da Lagoa representa um marco importante para as famílias que por tanto tempo viveram em condições precárias e de vulnerabilidade na região do Vergel do Lago. O momento é de celebração e esperança em um futuro melhor para todos os contemplados com essa iniciativa habitacional.

Sair da versão mobile