Segundo o especialista, a quantidade de chuva dos últimos dias tornou preocupantes volumes acima de 10 mm, causando transtornos à população. O sistema de instabilidade deve persistir até a quarta-feira, trazendo chuvas, e com a chegada da massa de ar polar, as temperaturas devem registrar queda significativa, podendo chegar a 0°C em algumas regiões, como na Campanha.
Freitas ainda ressaltou que o frio intenso se estenderá pelo estado e também atingirá Santa Catarina. Existe uma expectativa de que a chegada do ar polar reduza a quantidade de chuva, porém os modelos meteorológicos ainda não confirmam essa previsão.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de riscos de ocorrências hidrológicas, como alagamentos, devido à previsão de chuvas com altos acumulados, principalmente na região centro-norte do estado. O alerta também se estende para possíveis deslizamentos de terra em algumas regiões.
A meteorologista da Sala de Situação do Estado do Rio Grande do Sul, Cátia Valente, destacou a intensificação das chuvas no domingo e segunda-feira, com volumes expressivos em diversas regiões do estado. Além disso, ressaltou a possibilidade de ventos fortes, principalmente na parte leste do estado, e alertou para a importância de acompanhar os avisos e alertas da Defesa Civil.
Diante desse cenário de instabilidade climática, a população gaúcha precisa estar atenta e adotar medidas preventivas para possíveis incidentes causados pelas condições meteorológicas adversas.