De acordo com o Ministério da Saúde, os novos hospitais começarão a ser montados neste sábado (11) em Porto Alegre, com previsão de conclusão em até dois dias. Um deles será instalado em São Leopoldo, a 40 quilômetros da capital gaúcha. Todos os insumos e suprimentos necessários para o funcionamento dos hospitais serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estadual e municipais de Saúde.
Na sexta-feira (10), o estado recebeu mais 30 kits emergenciais com medicamentos e insumos, cada um com capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês. Desde o início da situação de emergência, já foram disponibilizados 50 kits, o que poderá auxiliar no atendimento de cerca de 75 mil pessoas até o fim do mês. Além disso, outros 50 kits já foram solicitados e estão sendo preparados para envio.
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, ressaltou que a instalação dos três hospitais de campanha resultará em uma ampliação significativa nos atendimentos à população, especialmente após diversas unidades de saúde de referência terem sido danificadas pelas enchentes.
Diante desse cenário de calamidade, a atuação rápida e eficiente do Ministério da Saúde em parceria com as autoridades locais é fundamental para garantir o atendimento e assistência necessários à população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.