O governador do estado, Eduardo Leite, alertou que os rios Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí podem ter elevação de nível novamente, após um leve recuo nos últimos dias. Ele pediu que a informação fosse espalhada para que as pessoas se conscientizem e busquem locais seguros.
Na capital Porto Alegre, o Lago Guaíba apresentou elevação de nível no domingo, com a expectativa de superar marcas acima de 5 metros, duas acima da cota de inundação. A situação também preocupa nas regiões costeiras, como a Laguna dos Patos, que estão com níveis elevados e tendência de aumento significativo.
Até o momento, de acordo com o balanço do governo estadual, mais de 76 mil pessoas já foram resgatadas em diferentes pontos de alagamento, em 446 municípios afetados. Além disso, foram salvos mais de 10 mil animais. O número de vítimas fatais chega a 143, com 131 pessoas desaparecidas e mais de meio milhão desalojadas.
A Defesa Civil reforça o alerta para que as pessoas não atravessem áreas alagadas a pé ou de carro e que busquem informações com o órgão de sua cidade. Em caso de emergência, o telefone 193/190 está disponível para auxílio. A situação é de extrema gravidade e a população deve estar atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.