Amália Barros, que estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses e passou por diversos procedimentos cirúrgicos, além de tratamento intensivo. A notícia do seu falecimento foi confirmada através de uma nota divulgada em suas redes sociais, deixando seus eleitores e colegas consternados com a perda.
Eleita em 2022 com uma expressiva votação de mais de 70 mil votos, a deputada era vice-presidente do PL Mulher e mantinha uma amizade próxima com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Nas redes sociais, Michelle prestou uma homenagem emocionada à sua amiga, declarando seu amor eterno e sua certeza de que Amália estaria nos braços do Pai.
Amália Barros, natural de Mogi Mirim, São Paulo, formou-se em jornalismo e transformou uma tragédia pessoal em uma luta política inspiradora. Aos 20 anos, perdeu a visão de um dos olhos e, posteriormente, precisou passar por uma cirurgia para a retirada do mesmo, sendo substituído por uma prótese. Essa condição a motivou a fundar o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular e a lutar pelos direitos das pessoas com essa condição visual.
Além de suas lutas políticas, Amália também deixou um legado literário ao lançar o livro “Se Enxerga!: Transforme Desafios em Grandes Oportunidades para Você e Outras Pessoas” no final de 2021, onde contava sua história de superação. Sua atuação foi fundamental para a aprovação da Lei que ficou conhecida como Lei Amália Barros, que garantia os mesmos direitos para pessoas com visão monocular como para outras pessoas com deficiências.