As atividades incluíram jogos interativos e a exibição de um esquete teatral com o tema do trânsito, visando ensinar de forma lúdica e educativa as normas de trânsito para crianças e adolescentes. A ideia é que esses jovens se tornem multiplicadores das boas práticas no trânsito e levem esses conhecimentos para suas famílias e amigos.
De acordo com Ricardo Couto, subchefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o trabalho com os estudantes tem um impacto positivo também entre os adultos, pois essas crianças acabam questionando e conscientizando os mais velhos sobre as normas de trânsito. Essa abordagem mais leve e lúdica busca criar uma cultura de práticas corretas para as futuras gerações.
Durante o evento em Penedo, as crianças participaram de jogos interativos em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da cidade e assistiram ao esquete teatral produzido especialmente para o Maio Amarelo. Entre as lições aprendidas pela pequena Maria Nicolle, de apenas nove anos, estão a importância de não andar em alta velocidade, usar o capacete, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e usar o cinto de segurança.
A professora Maria Marques elogiou a experiência enriquecedora tanto para ela quanto para seus alunos, ressaltando a importância de fixar os conhecimentos adquiridos para serem aplicados no dia a dia. Ao todo, 21 municípios alagoanos receberão essas ações educativas durante o Maio Amarelo, visando promover uma maior conscientização e segurança no trânsito.