Com uma carga horária total de 200 horas, os cursos têm previsão para iniciar na primeira quinzena de julho e terminar em novembro deste mesmo ano. A iniciativa visa oferecer oportunidades de qualificação para 160 pessoas em Alagoas, distribuídas nos campi de Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema. As pré-inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de maio.
A Secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, ressaltou a importância desses cursos para o fortalecimento do cooperativismo e para o desenvolvimento econômico e social do estado. Segundo ela, o cooperativismo é uma ferramenta fundamental para a geração de renda, inclusão social e superação de desafios individuais e coletivos.
O valor do curso é de R$ 1.200, dividido em parcelas quinzenais de aproximadamente R$ 140, garantindo um incentivo financeiro aos estudantes durante a realização do curso. A presidente da Coopvila, Ivanilda Gomes, destacou a relevância desses cursos para os empreendimentos econômicos solidários, ressaltando que proporcionam oportunidades de formalização e desenvolvimento profissional, principalmente para os catadores.
Com a adesão aos cursos de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, Alagoas se coloca em posição de destaque no cenário de qualificação profissional e fortalecimento do cooperativismo no estado. Com a oferta de cursos inovadores e alinhados com as demandas do mercado, a iniciativa promete impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.